Pindorama


"Existem certos nomes na língua-geral, nesse curioso e bárbaro tupi-guarani, que possuem predicados sonoros, ondulações léxicas agradáveis ao ouvido. Antes mesmo de se lhes conhecer a significação,quase lírica, já se percebe alguma coisa de belo nas sílabas orquestradas dos vocábulos. Pindorama, que significa País das Palmeiras, é um deles.
O termo guarda, na ressonância clara, a nota panorâmica, o sentido pagão de Flora, os encantos artísticos e plásticos dos flabelos, das ventarolas, dos leques, das plumas, das palmas, dos penachos, que se abrem sobre os caules hieráticos desses fidalgos vegetais; e ainda parece ter sido idealizado por algum trovador silvestre perdido entre os tufos de folhagem da nossa verdoenga Planície.
E se um simples nome nos arrasta ao devaneio, enredando-nos o pensamento nos cipós e nas guirlandas florestais, avalie-se o que não sucede ao sábio estrangeiro, alheio a este turbilhão de plantas, a esta república de indivíduos verdes, onde em cada dez metros de solo, numa democracia de arbustos e de árvores, de fetos e de lianas, de gramíneas e de parasitas, se registra o mais variado, o mais robusto, o mais colorido, o mais imprevisto povo botânico. [...]". Raimundo Morais (1872-1941). Paiz das pedras verdes. 1930. p. 89-90.

Palmeiras Bacytris constanciae e Astrocaryum caudecens.
 Rio Trombetas, visto do igarapé Caypuru.
J. Barbosa Rodrigues. Sertum palmarum brasiliensium. 1903.
www.biodiversitylibrary.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.