O Horto Botânico do Museu Paraense


 

Foi em junho que aportou o Dr. Jacques Huber, chefe da seção botânica e só depois de prévia instalação dele é que se pôde iniciar o serviço relativo a este anexo. Entretanto, há sempre um cometimento mais saliente a mencionar: a construção de um lago artificial, bastante grande, aterrado sobre o nível do jardim e destinado a receber, ao lado de outros vegetais aquáticos, principalmente a fenomenal Victória régia, planta amazônica admirável, única mesmo pelas dimensões das suas folhas e o tamanho das suas flores, que igualam em diâmetro uma roda de carroça.

Deu-se a este lago a forma de Mar Negro, na Rússia meridional, havendo necessidade de escolher uma forma que oferecesse largura e espaço suficiente.

Empatando o constante trânsito de carroças com materiais para o dito lago o espaço, que desde o princípio ficou destinado para o Horto Botânico, isto é, a metade oriental dos terrenos da frente, somente agora chegou o momento e a ocasião de elaborar-se um plano para mais canteiros novos e uma definitiva jardinagem.

Se a estação chuvosa não nos contrapor um veto, esperamos que nos próximos meses haverá também bastantes inovações e melhoramentos a encontrar neste futuroso anexo, que agora está nas condições de receber vegetais notáveis da flora amazônica e que se recomenda à mesma benévola simpatia do público, de que goza o anexo-irmão. Trouxemos bastantes mudas e sementes de plantas interessantes de nossa recente expedição à Guiana Brasileira e encetamos umas tentativas para obtermos plantas ornamentais e medicinais da flora indígena, à qual, de certo, não faltam elementos que estejam nas condições.

O meu colega, chefe da seção botânica, lamenta, entretanto as parcas dimensões do anexo e deseja intensamente o alargamento futuro. Alega que, por exemplo, uma coleção de palmeiras amazônicas, por si só já precisaria de mais espaço, que o total hoje disponível para o horto. Para onde ir com os sortimentos de plantas de outras famílias?

Realmente revela-se logo aos olhos do visitante, que este anexo acha-se em condições de espaço insuficientes: Se há uma seção do Museu, onde o alargamento, mediante aquisição dos terrenos adjacentes é de palpitante necessidade, certamente é o Horto Botânico, que se acha neste caso.

 

Dr. Emílio A. Goeldi (1859-1917)

Trecho do Relatório de 1895 apresentado pelo Director do Museu Paraense ao Sr. Dr. Lauro Sodré Governador do Estado do Pará.

Boletim do Museu Paraense de Historia Natural e Ethnographia, Belém, t. 2, p. 10-11, 1898.

 Parque Zoobotânico do Museu Paraense em  1900.
Fotografia: Arquivo Guilherme de La Penha - MPEG

Parque Zoobotânico do Museu Paraense -
 Lago das Victorias-Régias e Castelinho em 1902.
Fotografia: Arquivo Guilherme de La Penha-MPEG


 
 
 


Comentários

  1. É sempre muito muito vir aqui, prezada Olímpia. Um abraço, Maria Tereza.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maria Tereza pela visita ao meu blog. Abraços, Olímpia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.