Viajantes: Fabricação de canoas.



"[...]. O dia seguinte os homens foram à mata a procura de árvores para a fabricação de canoas de casca. Usam para este fim da casca de uma leguminosa alta, que separam do tronco numa única peça e com o máximo cuidado para não quebrá-la no processo de descascar. A casca depois é estendida no chão e queimada durante alguns minutos em dois lugares perto das extremidades com achas de lenha em brasa. Nas linhas queimadas dobra-se a casca e depois ligam-se as extremidades com cipós, ficando assim uma espécie de caixa chata, retangular, segura nos lados por varas amarradas com cipós e no fundo por travessas. Pode-se imaginar que o movimento de tais embarcações maciças não é rápido, mas ao menos o perigo de soçobrar é mínimo para elas. Outra vantagem é que a sua fabricação custa pouco tempo. As nossas estavam prontas já na tarde do segundo dia e às 4 horas do dia 7 de setembro pudemos continuar a viagem. [...]". Emília Snethlage (1868-1929). A travessia entre o Xingu e o Tapajós. Boletim do Museu Goeldi (Museu Paraense) de Historia Natural e Ethnographia, . v. 7, p. 81, 1912.
 
 
A construção da ubá.
J. Creveaux.Voyages dans L´Amérique du Sud. 1883.
Desenho de E. Riou .


Comentários

  1. Gostaria de saber se o Livro Os Viajantes e suas Embarcações está à vendo e como adquiri-lo.

    Muito Obrigado, Carlos Heitor Chaves

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos Heitor, a publicação Os viajantes e suas embarcações é um caderno de anotações com citações de viajantes e naturalistas que percorreram à Amazônia, em séculos passados. É ilustrado com desenhos de embarcações utilizadas por eles nessa época. Há também folhas em branco para anotações. Você pode comprar na Loja Samaúma no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi na Av. Magalhães Barata, 376 Telefone (91)3182-3240 - Belém-Pará.
    Obrigada pela visita ao Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tentei diversas vezes, esse numero indicado e outros, mas alguns constam como inexistentes, e outros ninguém atende.
      É uma pena.

      Excluir
    2. Boa tarde Carlos Heitor! Na segunda-feira verifico se existe outro número que você possa falar. Informo assim que conseguir. Obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.