O discípulo

"Quando Narciso morreu, o lago de seu prazer transformou-se de
receptáculo de águas doces em poço de lágrimas salgadas, e as Oréades vieram chorando pelo bosque cantar para o lago e dar-lhe conforto.
E quando viram que o lago havia se transformado de poço de águas doces em poço de lágrimas salgadas, soltaram as tranças verdes de seus cabelos, choraram pelo lago e disseram:
__Não nos admiramos de que chores desta maneira por Narciso, tão belo era ele.
__Mas Narciso era belo? - perguntou o lago.
__Quem saberia melhor que tu? - responderam as Oréades. - Por nós, ele sempre passava direto, mas tu ele procurava, e deitava-se às tuas margens e fitava-te, e no espelho de tuas águas admirava sua própria beleza.
E o lago respondeu:
__Mas eu amava Narciso porque, quando ele se deitava em minhas margens e olhava para mim, no espelho de seus olhos eu sempre via minha própria beleza refletida".

Oscar Wilde (1854-1900)
 
 
 
 
 
A linguagem do amor. 1988.
Pintura de Maxwell Armfield.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Oscar Wilde (1854-1900)
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.